Como manter a saúde mental em tempos de quarentena


São tempos difíceis de quarentena, não há como negar. Se um tempo atrás dissessem que 2020 começaria com o mundo sofrendo uma pandemia de coronavírus, muitos não acreditariam. O isolamento social já é uma realidade em muitos países, inclusive no Brasil. Para lidar com essa situação é preciso cuidar da saúde mental também. Longos períodos sem contato com “o mundo exterior” podem desenvolver quadros de ansiedade, depressão, causar estresse e tristeza. Com o intuito de preservar a saúde mental nesses tempos de retiro, as médicas psiquiatras, Camila Vieira e Juliana Ferreira, da Clínica Longevitá, dão dicas importantes para tornar o isolamento menos nocivo à mente.
Os primeiros cuidados devem ser direcionados a nós. “É importante ter um tempo sozinho, longe do celular, de noticiários. Um momento de reflexão, de organização dos pensamentos, de descanso da mente. Aproveite o tempo para ler, fazer atividades físicas, desenvolver novas habilidades, ouvir música e etc”, são as orientações da Dra Juliana Ferreira.
Além disso, é preciso estar atento às necessidades emocionais de amigos e familiares, principalmente idosos, que são os maiores afetados com o coronavírus e o isolamento. “Esteja atento às necessidades de apoio emocional e moral das pessoas próximas a você (virtualmente ou não). Um ombro amigo, uma ligação de 5 minutos ou uma simples escuta podem ajudar muito mais do que parece. Fale sobre outros assuntos, brinquem, riam”, é o que sugere a psiquiatra Camila Vieira.


A Clínica Longevitá trabalha com atendimento psicoterapêutico à distância. Uma alternativa para continuar tratamentos ou ajudar pessoas no período de isolamento social, sem que seja preciso estar em clínicas ou consultórios. Para mais informações sobre as consultas psicoterapêuticas online, entre em contato no (61) 98214-3052.


Clínica Longevitá

A Clínica Longevitá é baseada em medicina preventiva e integralista, atendendo o paciente como um todo, em diversas especialidades. O espaço busca o acompanhamento do paciente, desde jovem, passando pela fase adulta, até a melhor idade, para que ele possa envelhecer com saúde. A clínica oferece acompanhamento nas especialidades de clínica médica, psiquiatria, ginecologia, psicologia, cardiologia, nutricionismo e endocrinologia.

Serviço: Como manter a saúde mental em tempos de quarentena
Local: Clínica Longevitá - SHMN Qd. 02 bL.B - Centro Clínico Cléo Octávio salas 206 a 214 – Atrás do HRAN
Telefone: (61) 3256-9702 (61) 98214-3052
Horário: 8h às 18h

Comentários

Postagens mais visitadas