Um novo olhar sobre a moda da capital do Brasil
A moda é a melhor definição de
representatividade da sociedade e de suas amplas formas de desenvolvimento
social. O mercado de moda é um dos que mais empregam mulheres ao redor do mundo
e o que melhor imprime qualidades de empreendedorismo e de economia criativa e
sustentável. Por isso a realização do evento PROGRAMA COLLECTIONS BRASÍLIA tem o intuito de promover o Distrito
Federal como um grande polo de negócios e empreendedorismo.
Com números crescentes, o setor
de moda brasiliense, aí incluídos os de vestuário profissional e mercado de
produtos de luxo tendem a crescer. Sob a ótica de que, o brasiliense já consome
produtos locais, nacionais e internacionais, a indústria da moda necessita de
ações que divulguem e valorizem o que é feito em Brasília, e que pode ganhar
mercados em diversos lugares do país e do mundo.
Dessa forma, o programa tem por
principal intuito promover e elevar a produção local em torno de áreas de
atuação designadas pelo setor produtivo e criativo ligado à moda, cultura,
turismo e entretenimento, além de uma interação direta entre público
consumidor, compradores, varejistas, instituições de prestação de serviço em
educação, saúde e segurança, assim como indústrias e comércio de grandes
empresas do setor produtivo.
O viés que conduz o projeto é o
de acelerar o desenvolvimento e melhoria do desempenho de criação e produção
das marcas originalmente brasilienses e que agreguem valor ao setor produtivo
local e, consequentemente, a imagem do DF.
E nesta etapa, o COLLECITONS BRASÍLIA acontecerá em dois
momentos, abrangendo duas áreas de atuação da moda produzida na capital: o Uniforms Collections Brasília, no dia 24
de setembro e o Spring Collections,
no dia 6 de outubro. Ambos com desfiles virtuais que serão transmitidos pelo
canal do Youtube do Collections Brasília: youtube.com/brasiliacollections. O mercado de uniformes ganhou uma passarela
on-line só para o segmento com o tema “A
indústria que move o DF”, incluindo as marcas Medwear, Grow Descartáveis,
Sasse, Global Malharia, Fio de Ouro, Veste Bem, Confecções São Paulo, OXGN e
SER, entre outras de uniformes profissionais, escolares e hospitalares. Uma
prova da força desse mercado, que muitas vezes é deixado de lado, mas que tem
números que provam exatamente o contrário, com aproximadamente 2.500 empresas
atuando neste segmento no Distrito Federal e com faturamento anual bruto muito
abaixo do que o mercado local consome. “A
indústria de uniformes necessita de uma política pública que incentive seu
crescimento no DF. Temos aqui grandes compradores como escolas, hospitais,
serviços de segurança e limpeza com grandes demandadores desses produtos, mas,
infelizmente, mais de 90% do que é consumido no DF vem de outros estados.”,
afirma Wlaquíria Pereira Aires, presidente do Sindiveste- Sindicato das
Indústrias do Vestuário do DF.
Já o Spring Collections Brasília contará com a presença de grifes como
Zinc, Guilda, Rostand, Jukaf, Ponto 1 , Louback, Ki Graça, Lu Garcia,
Artesanato BSB e Confraria. “O sucesso
das marcas brasilienses passam pelo Collection Brasília, que tem como objetivo
maior divulgar o melhor do segmento da moda do Distrito Federal”,
complementa Walquíria.
Para o idealizador e produtor executivo
do evento, o jornalista e consultor de moda Fernando Lackman, esse é um momento
de adaptação e no mercado da moda não está sendo diferente. “O virtual virou uma realidade bem palpável,
no sentido de ser a melhor alternativa para que as marcas possam continuar a
serem vistas pelo público consumidor de moda. Tudo pode se converter em vídeos,
fotos, áudios e, dessa forma, se transformarem em ferramentas para as marcas
antenadas com essa nova realidade. Em breve será possível assistir aos desfiles
presencialmente, bem pertinho dos modelos. Por enquanto, o contentamento se faz
necessário e o virtual e on-line estão aí para isso”, diz Fernando.
E para que tudo isso fosse
possível, uma equipe de cerca de 350 profissionais, das mais diferentes áreas,
como cabelereiros, maquiadores, fotógrafos, produtores, modelos, técnicos em
sonoplastia, iluminação, cenógrafos, entre outros, trabalham nos bastidores
para produzir os desfiles virtuais, como se eles fossem acontecer presencialmente.
O Uniforms Collections foi gravado,
durante dois dias, no Sesi Taguatinga, com passarela , cenários e tudo o que um
desfile precisa para acontecer.
Já o Spring Collections uniu a força de dois mercados: o da moda e o de
turismo, com gravações em locais
icônicos da capital federal, como Torre de TV, Foyer do Teatro Nacional,
Palácio do Buriti, Memorial JK, Concha Acústica e Museu de Arte de Brasília,
mostrando que moda e turismo podem andar de mãos dadas, no intuito de divulgar
a nossa capital, não só como a cidade de arquitetura modernista, mas, também,
como um celeiro de marcas que tem em seu DNA, os traços, as cores, linhas e
formas, que tanto encantam os visitantes que vêm à Brasília. “Moda
também é turismo, é economia criativa, é atração para negócios. Brasília é considerada
cidade criativa do design pela Unesco. É o quarto destino preferido entre os
brasileiros. Ser um grande mercado de moda é constituir também um grande
atrativo turístico. Agora, com a retomada da economia no pós-pandemia, a
previsão de crescimento do segmento de vestuário para o segundo semestre no DF,
é de 12% de acordo com balanço recente feito pelo Sindivarejista. Tudo isso
favorece as estratégias e os projetos de economia criativa”, avalia a
Secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça. E Para viabilizar essa maratona,
uma grande carreta do Senai, parceiro do evento, fará o transporte e também
servirá de backstage nessa missão fashion.
O projeto COLLECTIONS BRASÍLIA é uma realização da Associação Semper Fidelis
e Sindiveste, realizado com apoio da Setur- SECRETARIA DE Turismo do Distrito Fedeeral,
por meio de um termo de fomento, do Sebrae DF- Serviço de Apoio as Micro e
Pequenas Empresas e Financeira BRB. O evento conta ainda com parceiros como
Fibra- Federação das Indústrias do Distrito Federal e Senai- Serviço Nacional
de Aprendizagem Industrial. Instituições que investem e entendem a importância
de como um evento, deste porte, fortalece o setor, apresentando ao público
consumidor produtos com identidade, qualidade e com um bom custo-benefício.
Saiba mais
www.collectionsbrasilia.com.br
No instagram @collectionsbrasilia
Assessoria de Imprensa: Tátika Comunicação e Produção
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